A Educação Infantil do Colégio Ibituruna atende crianças a partir de 1 ano até os 5 anos (Maternal 1 ao Infantil 5). O trabalho é realizado de forma lúdica, começando pelo espaço privilegiado que recebe as crianças. A Vila Calasanz (assim denominada em homenagem ao fundador das escolas Pias, São José de Calasanz) conta com estabelecimentos comerciais, simulando uma mini-cidadeBanco, Autoescola, Pet Shop, Casa de Brinquedos, Padaria, Rede Vila, Supermercado, Restaurante, Posto de Saúde, Cinema, SPA, Agência de Turismo, Web Vila, Cooperativa, Floricultura, A Quitanda e, até, uma Prefeitura!
A Vila Calasanz é um espaço caloroso, envolvente e afetivo, que oferece todas as condições e os estímulos necessários ao desenvolvimento socioemocional, cognitivo, motor e físico do aluno. As atividades desenvolvidas em cada estabelecimento da Vila buscam, também, estimular o empreendedorismo e a educação financeira nas crianças. Tudo isso, sem abrir mão das brincadeiras, pois brincar é aprender. Assim, o tempo destinado para as brincadeiras e jogos é garantido no currículo da Educação Infantil, uma vez que a ludicidade desempenha um papel importante na preparação das crianças para o mundo além dos muros da escola.
Cuidar e educar são funções incorporadas, de maneira articulada, na proposta pedagógica da  Educação Infantil, oferecendo o equilíbrio na formação humana e acadêmica, contemplando questões relacionadas à Base Nacional Curricular Comum (BNCC), a contemporaneidade das tecnologias educacionais e as atividades onde o aluno é protagonista. Além disso, práticas pedagógicas, como Musicalização, Literatura, Educação Física, Projeto de Liderança, Iniciação Científica (com aulas no laboratório de ciências e na horta experimental), tornam a criança livre para inventar, inovar e se expressar.

EDUCAÇÃO INFANTIL